terça-feira, agosto 22, 2006

Jornalismo Digital

Hi people!
Ontem começou na facul uma semana inteira de palestras voltadas para a área de comunicação. Como já era de se esperar, os professores aproveitaram a deixa para pedirem relatários sobre as palestras. Conclusão: lá fui eu, morrendo de frio, assistir a tal palestra, que teria como convidadas Arlete Prieto, assessora de imprensa da Pirelli, e Daniela Moreira, do IDG Now, site de tecnologia e informática. (www.idgnow.com.br)
A primeira a falar foi Arlete. Mais experiente, contou um pouco sobre como era a sua rotina de trabalho no começo da era "Computador e Internet", e reforçou a idéia de que todos os bons jornalistas devem saber de tudo um pouco, principalmente sobre informática. Mas o que mais me chamou a atenção, foi quando ela falou sobre as empresas que não se informatizam, e que não estão abertas à novas possibilidades. Nestes casos, segundo Arlete, não adianta insistir, é melhor partir para uma nova empresa, do que persistir em algo que já está perdido.
Depois foi a vez de Daniela. Mais nervosa, pegou o gancho do discurso de Arlete, dizendo que a Internet e a Informática são essenciais na rotina de um jornalista, mas que também não podem ser tomadas como únicos meios de sobrevivência. Mais adiante, argumentou sobre a importância dos blogs e dos podcasts, onde são encontradas muitas informações valiosas, como troca de experiências em outros países, depoimentos de pessoas que vivem os horrores da Guerra do Iraque, entre outros. Ela ressaltou que é uma pena que as universidades e as empresas geralmente não liberem o acesso dessas comunidades aos seus alunos e funcionários.
Daniela explixou também, para os desavisados, o que é o Wikipedia.
Wikipedia é um site em que todas as pessoas podem escrever sobre o que bem entenderem, desde que respeitem a política da empresa que controla a página. Através do "wiki", o internauta pode abrir uma nova vertente (como as eleições, por exemplo), e a partir daí iniciar um texto, que pode ser complementado por outras pessoas de várias partes do mundo, já que o site possui versões em várias línguas.
Tudo isso só veio firmar como a Internet está cada vez mais presente em nossas vidas, e a cada dia somos mais escravos desse meio de comunicação. Mas vale lembrar também que o mundo não é uniforme, muito menos o Brasil, e que muitas pessoas das regiões mais carentes nunca sequer viram um computador ao vivo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mto legal esse texto sobre a semana da Comunicação!!!!
Mtas saudades de vc moxa, mas sempre que sobrar um tempinho eu deixo um coment aki blz?
E vê se continua escrevendo hein?
Fica com Deus
Bjinhos
xau xau

Anônimo disse...

Grande Ana... Aqui vai o comentário da maneira que você havia pedido.
Não sei qual o objetivo do texto em si, mas para um comentário casual está bom, visto que você colocou seus estados de espírito e usou adjetivos de similar conotação em relação aos palestrantes. Quanto ao conteúdo das palestras citadas, você apenas comentou en passant sobre os temas abordados, mas não criticou nem problematizou, novamente se referindo apenas aos estados emocionais aparentes dos referidos palestrantes. Ainda sobre as palestras, de acordo com seu texto, estas apenas apontaram aspectos superficiais do meio midiático em questão (internet), caso não tenha sido isso, tome cuidado para não simplificar demais a informação, ou apenas falar do que achou interessante. No último parágrafo, você se coloca mais diretamente, entretanto, há um certo problema de concordância na primeira linha (a palavra "como" deveria vir antes da "internet"): "Tudo isso só confirma a crescente presença da internet em nossas vidas" seria uma opção de construção.
Enfim... vou ler os outros agora!!
Beijos
Ricardo

Anônimo disse...

oi aninha
eh o filipe..filho do prof carlos
lembra de mim
legal vc fazer um blog
mto show msm
vou assar aki semrpe q puder
bjus